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DIFERENCIAL Avarias e Causas Típicas

Os sinais de avarias nos diferenciais é a existência de barulhos.  O tipo de barulho/ruído pode ajudar a determinar qual a causa da avaria.

ATENÇÃO: É necessário certifica-se que o ruído vem do diferencial, pois por vezes, o ruído pode ser nos rolamentos das rodas ou ate mesmo dos pneus.


  • Os ruídos devem ser verificados com o veiculo em carga, pois a potencia deve fluir do diferencial para as rodas ou das rodas para o diferencial.
A seguir estão listadas algumas anomalias que podem ocorrer no diferencial e as suas causas mais prováveis.

    • Ruídos uniformes, sem batimento;
      • Lubrificação insuficiente (a baixo do nível) ;
      • Lubrificação com óleo muito fluido;
      • Desgaste dos rolamentos da caixa;
      • Excessivo esforço do pinhão contra a coroa;
    • Batimento no momento da aceleração em baixo regime
      • Folga excessiva entre o pinhão e a coroa;
      • Esmagamento dos parafusos de fixação da coroa cónica à caixa;
      • Folga excessiva da árvore porta-satélites na caixa;
      • Folga excessiva no acoplamento entre os semi-eixos e os carretos planetários. 
    • Batimentos repetidos com regularidade nas curvas ou a direito
      • Rotura de alguns dentes da coroa. 
    • Ruídos irregulares, durante a marcha a direito
      • Desgaste irregular dos dentes do par cónico
      • Deformação da coroa do par cónico causada por aquecimento excessivo
      • Montagem defeituosa do coroa na caixa.
      • Desgaste irregular dos planetários e dos satélites.
    • Ruídos quando se curva
      • Desgaste dos rolamentos da caixa;
      • Engrenagens ou carretos deteriorados;
      • Folga lateral excessiva entre engrenagens;
      • Rolamentos do semi-eixo defeituoso.
Informação retirada do manual do CEPRA